sexta-feira, 4 de novembro de 2011

ATIVIDADES PARA ALUNOS COM AUTISMO

CONHECENDO UM POUCO DO AUTISMO

AUTISMO
• Definição: transtorno com influência genética causado por defeitos em partes do cérebro, como o corpo caloso (que faz a comunicação entre os dois hemisférios), a amídala (que tem funções ligadas ao comportamento social e emocional) e o cerebelo (parte mais anterior dos hemisférios cerebrais, os lobos frontais).
• Características: dificuldades de interação social, de comportamento (movimentos estereotipados, como rodar uma caneta ou enfileirar carrinhos) e de comunicação (atraso na fala). “Pelo menos 50% dos autistas apresentam graus variáveis de deficiência intelectual”, afirma o neurologista José Salomão Schwartzman, docente da pós-graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo. Alguns, porém, têm habilidades especiais e se tornam gênios da informática, por exemplo.
• Recomendações: para minimizar a dificuldade de relacionamento, crie situações que possibilitem a interação. Tenha paciência, pois a agressividade pode se manifestar. Avise quando a rotina mudar, pois alterações no dia a dia não são bem-vindas. Dê instruções claras e evite enunciados longos.

UMA DICA DE ATIVIDADE QUE TRABALHO  COM MEU ALUNO QUE TEM ASPERGER:
  Os aluno com sindrome de autismo  e seus expectros necessitam se organizar a todo tempo pois sua mente vive em constante confusão por isso necessita das pranchas de comunicação, sinalização na escola por onde ele ira se locomover, necessidade de aceitação na turma e muito material lúdico e concreto pois só assim você conseguira ensiná-lo.
  Com Ezequiel que é alfabetizado trabalho suas necessidades diárias na sala regular. Com os jogos que os sites de TA nos fornecem, atividades de pesquisa por uma assunto que ele esteja curioso, com habilidades artística ou matemática que ele possue.
  Uma das atividades que dá bastante resultado na minha sala e AEE são os jogos, como dominó, resta 1, dama, quebra-cabeça, e outros feito por nós educadores.
  Esta atividade do corpo humano é fácil de ser feita por nós, pode ser usado desenho do próprio corpo do aluno no papel craft, ou de coleções, como for mais fácil para você.
  Depois de ser trabalhado na oralidade as partes do corpo, sua funções, necessidades, identificação e outros assuntos que queira introduzir, fazer o desenho do corpo do aluno deitado no chão, faz o contorno e com o modelo ele irá completar o desenho com as palavras da modelo.
Interessante o aluno fazer o contorno do seu corpo também.
  Quando a atividade estiver pronta depois de alguns atendimentos coloque em exposição, valorizar o que o aluno constroi é um fator importantíssimo para a auto estima deles.
Não esquecer que os aluno que possuem autismo tem seu humor auterado rapidamente, não insita , procure conseguir sua atenção novamente em outras atividades, retornando nesta outro dia.


Um comentário: