sexta-feira, 4 de novembro de 2011

DICAS DE ATIVIDADE PARA TRABALHAR COM SINDROME DE DOWN

síndrome de down

Síndrome de Down e a aprendizagem


O processo de alfabetização da pessoa com Síndrome de Down é o resultado de um amadurecimento psíquico, físico e motor. As atividades são realizadas através dos programas de Estimulação Precoce, Apoio Pedagógico, Alfabetização e Iniciação Profissional.
As atividades de estimulação devem começar desde o nascimento, sendo que a participação ativa da família é decisiva para seu desenvolvimento integral. O indivíduo com Síndrome de Down passa pelas mesmas etapas consideradas normais no desenvolvimento cognitivo, sensório-motor, operações concretas e operações formais.
No processo de aprendizado, nós professor podemos  utilizar em sua prática uso  de materiais que contenham objetos concretos e/ou situações da vida real ,deve-se utilizar temas comuns a várias áreas, de forma a integrar as informações. (Adaptações curriculares, contextualizado, interdisciplinar).
Alfabetizar uma crinaça portadora de Down é estabelecer uma relação direta com sua vida diária, é saber ouví-la e atender suas necessidades, são repetitivos, detalhistas e muito produtivos.
Minha aluna Carol é maravilhosa, amorosa, dedicada, aprende com facilidade desde que seja estimulada corretamente.
DICAS DE ATIVIDADES PARA ESTA SINDROME:
UMA AIVIDADE QUE GOSTO BASTANTE DE TRABALHAR COM A CAROL É O ALINHAVO, NESTA ATIVIDADE TRABALHO SUA COORDENAÇÃO DE MOTRICIDADE  FINA, PERCEPÇÃO VISUAL,NOÇÃO ESPACIAL DE SEQUÊNCIA, APROVEITO ATRAVÉS DA FIGURAS QUE SERÃO ALINHAVADAS PARAIR  TRABALHANDO COM A ORALIDADE O ASSUNTO ESTUDADO DA SALA REGULAR COMO MEIOS DE TRANSPORTE,TIPOS DE MORADIA,SAÚDE, HIGIENE PESSOAL, VÁRIOS CONTEÚDOS INTERDISCIPLINAR.
É UMA ATIVIDADE SIMPLES QUE PODEMOS COMPRAR OS ALINHAVOS OU PRODUZI-LO EM PAPEL CARTÃO, PAPELÃO, EVA ETC..
APROVEITEM A DICA, DÁ MUITO CERTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário